Canto do Ilé

Remada Ecológica de Paraty: esporte e educação ambiental

pessoas remando rio pereque açu paraty rj

Já faz algum tempo que o termo ‘salvar o planeta’ saiu de moda. Não que a gente não queira, mas o buraco ficou tão embaixo, mas tão lá embaixo, que qualquer expressão parecida seria, no mínimo, ingenuidade.

Fazer xixi no banho, evitar canudos de plástico, fechar a torneira enquanto escova os dentes, entre outras ações práticas às quais muitos de nós fomos ensinadas (os) desde criança passam loooonge de fazer alguma cosquinha no planeta. Isso porque, os grandes responsáveis pela ebulição climática estão muito acima de nós, cidadãos comuns, ocupando, inclusive, a parte norte do mapa-mundi.

Mas e aí? Chutamos o balde, deixamos a luz acesa e a torneira ligada? Óbvio que não! A verdade é que a gente só perde quando desiste. E se tem uma coisa que prezamos aqui no Canto é pelo bem comum.

A única luta que se perde é aquela que se abandona
Carlos Marighella


Nesse contexto, as ações coletivas que insistem em promover as mudanças que queremos ver no mundo são as que masi nos inspiram e têm nosso apoio. Como é o caso da Remada Ecológica de Paraty (@paratyremadaecologica), que alcança sua 8ª edição em 2024.

pessoa remando paraty

Antes de mais nada, para tudo e imagina você em um rolê que combina aventura, diversão e cuidado com o meio ambiente. A Remada Ecológica é exatamente essa vivência incrível, que estimula o corpo, o coração e a consciência.

Desde 2013, o evento reúne pessoas de todas as idades para não só curtir o esporte, mas também para se engajar com a limpeza de nossas belíssimas praias. A próxima edição vai rolar no dia 1º de dezembro na praia do Jabaquara.

A programação conta com a atividade de remo, gincana desportiva para o público infantil, recolhimento e separação de resíduos sólidos e oficinas e atividades culturais variadas.

Então, vamos ao que interessa! Primeiro, as inscrições são gratuitas e o evento é para todEs. Além disso, você vai poder participar de atividades de remo, tem gincanas para a criançada, oficinas culturais e, claro, o mais importante: participar da coleta de resíduos sólidos. O percurso inclui lugares como a praia da Jabaquara, praia do Pontal e o Rio Perequê-Açu. Ah, e não se preocupe com a segurança, porque teremos embarcações de apoio!

A Remada Ecológica de Paraty no contexto da Década do Oceano

A Década do Oceano é uma iniciativa da ONU que tem como objetivo melhorar a ciência dos oceanos e promover um desenvolvimento sustentável, no período entre 2021 e 2030. Basicamente, a ideia é unir o mundo nesta missão de proteger e restaurar a saúde dos nossos mares. Parece importante, né? E é! 

Eventos como a Remada Ecológica de Paraty são essenciais para a conscientização que o mundo precisa para garantir que futuras gerações possam desfrutar dos oceanos assim como nós. E, convenhamos, que delícia fazer parte de uma ação tão nobre e divertida, não é?

Bate papo com Eric Porto, idealizador da Remada Ecológica

Para conhecer e nos inspirarmos ainda mais, batemos um papo com Eric Porto, que foi quem plantou essa semente. Confira abaixo.

1) Como se deu a idealização desse evento?

Tudo começou nas minhas remadas pela nossa baía. Toda vez encontrávamos muito lixo em lugares inóspitos, como praias distantes e manguezais. Então, pensei em mobilizar amigos para fazer essa limpeza a remo. Assim fizemos, e o que seria apenas um encontro para limpeza virou um evento com quase 50 pessoas. De lá para cá, só foi crescendo!

2) Eventos como este, que conscientizem a sociedade civil, são muito importantes; mas a gente sabe que as grandes mudanças que precisamos para frear (se é que isso é possível) a crise climática estão nas mãos dos governos, em especial de países colonizadores, mais ao norte do globo, e das grandes indústrias. Pensando em uma perspectiva local, quais os desafios e o papel do governo de Paraty em relação à preservação das nossas praias, visto que até hoje temos a questão do despejo de detritos no mar, mesmo Paraty tendo o porte de Patrimônio da Humanidade pela Unesco?

O primeiro passo é o mais simples: implementar uma coleta de lixo eficaz, com ativação da coleta seletiva. Queremos promover a educação ambiental nas escolas públicas, para que as crianças eduquem suas famílias. Esse trabalho de educação ambiental será parte do plano do Instituto Rede, que estamos criando.

O mais importante e também mais complexo, devido ao fato de estarmos abaixo do nível do mar, é o tratamento de esgoto. Há 12 anos nosso serviço de água foi terceirizado com a justificativa de implementar o tratamento de esgoto, mas hoje pagamos a água mais cara do Brasil e ainda não há sinal desse tratamento.

3) Qual sua maior motivação em realizar um evento de educação ambiental?

O amor por Paraty, por tudo o que essa cidade me proporcionou até hoje, e a consciência da riqueza natural que nos cerca são minhas maiores motivações. Quando olho para essa cultura rica e para a abundância natural e hídrica ao nosso redor, só consigo pensar em equilibrar esse crescimento desenfreado.


4) Existem outras iniciativas em Paraty nesse sentido? Como as empresas podem fazer a diferença?

Temos o Coletivo AMA, que trabalha a educação ambiental e conscientização com a juventude, e a Cooperativa de Catadores, que faz um excelente trabalho. Mas, como você mencionou, essa responsabilidade maior é do poder público, que ainda não entendeu a importância desse tema. Por isso, não implementa políticas públicas ambientais nem apoia esses atores que lutam diariamente por uma cidade mais sustentável! As empresas podem apoiar essas iniciativas e, mais do que isso, praticar o descarte correto de resíduos em seus estabelecimentos e adotar um sistema de esgoto adequado, como uma fossa séptica ou biodigestor.

Sou da área de comunicação, e minha formação em Publicidade se reflete na minha vida profissional. Além de empresário, atleta e cidadão ativo, sinto o dever de retribuir à minha cidade tudo o que ela me proporciona. E comunicar é uma das maneiras que encontrei para fazer isso!

Há 19 anos abri as portas de uma pousadinha familiar, que era gerida pela minha avó, dona do primeiro camping de Paraty. Fiquei dois anos à frente e, depois, fui estudar, administrando a pousada a distância com minha mãe. Em 2011, voltei e me dediquei aos negócios, ampliando e estruturando a pousada familiar.

Ao mesmo tempo, comecei a praticar ciclismo e, por anos, fui atleta de alto rendimento. Também iniciei o projeto da Remada Ecológica.

Nesse meio tempo, abri uma batataria, que mantivemos por dois anos. Com essa proatividade, me tornei o presidente mais jovem do Paraty CVB.

Na pandemia, criei a Sumaca, que, depois de alguns anos, abriu as portas da loja própria. Confesso que hoje me sinto realizado com esse trabalho, adoro criar!

A proatividade, a capacidade de comunicação, o amor por Paraty e meu relacionamento com a cidade me levaram a conquistar um cargo de vereador, sendo o mais votado da história. Sinto-me preparado. Agora é trabalhar; na verdade, é continuar fazendo o que já fazia, mas com um poder de decisão nas mãos!

Onde se Hospedar em Paraty

Mesmo que a maior parte das pessoas sejam moradores da cidade, turistas são mais que bem vindos! E se você está se perguntando onde se hospedar em Paraty, deixa eu te contar…

O Canto do Ilé é a escolha perfeita. Além de oferecer um ambiente acolhedor e super confortável, somos engajados nas questões de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. Além disso, nosso Centro de Mergulho também estará prontíssimo para receber você que quer experimentar uma Paraty subaquática. E aí, partiu?

Então, que tal fazer sua reserva no Canto do Ilé e participar da Remada Ecológica de Paraty? É só reservar!
Só vem!

PROGRAMAÇÃO

8h – 9h30: inscrição e retirada do kit
9h30: instruções e informações importantes aos remadores
10h: saída das embarcações
10h30: Abertura das atividades na arena
10h30 – 14h: abertura dos stands de expositores
10h30 – 14h: oficina de papel machê com Mestre Biba e Arrastão do Jabaquara
10h30 – 14h: oficina de bola de semente com Consultoria Hutukara
10h30 – 12h30: apresentação da embarcação (Na vela)
10h30 – 12h30 : limpeza das praias
11h – 15h: separação resíduos sólidos com a cooperativa de reciclagem
11h – 12h30: Espetáculo com o grupo Bambulengo
11h – 12h30: Oficina de instrumentos com o bloco Pracatá
12h: Lanche para a criançada que participou das atividades
12h30 – 14h: experiências na embarcação ( Na vela)
13h: Lanche
14h30: Show Moreira Jr.
14h30: Foto coletiva
15h: encerramento

Todo lixo recolhido será separado corretamente e destinado para a Cooperativa de Reciclagem até o final do evento.

Serviços
LOCAL: Praia do Jabaquara (próximo ao quiosque do Paulinho).
DATA: 01 de dezembro de 2024.
HORÁRIO: 8h às 15 horas.
RETIRADA KIT NO LOCAL: 8h às 9:30h

Mergulhe nas melhores férias da sua vida

Av. Octávio Gama, 1791 – Portal das Artes

Paraty – RJ, 23970-000

Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide